Depende. Nem todos os exames precisam de jejum. O tempo de jejum pode variar de acordo com o exame. Sendo:
– 4 horas, normalmente, indicado para crianças;
– 8 horas para os exames em geral;
– 12 horas para exame de Triglicérides, Colesterol e suas frações.
Em caso de dúvida, entre em contato conosco.
Não. A ingestão de água suficiente para satisfazer sua hidratação normal não significa que o jejum tenha sido quebrado. O excesso de ingestão de água pode interferir em alguns exames de urina.
Sim. Diferentemente da água, o café pode causar interferência no resultado dos exames. Sendo assim, o café puro, com açúcar ou adoçante deve ser evitado durante o período do jejum.
A boa prática laboratorial recomenda que, para a maioria dos exames de sangue, a coleta seja realizada após um período mínimo de quatro horas de jejum, para adultos. Crianças e recém-nascidos devem ter este prazo reduzido ou até mesmo abolido, dependendo de cada situação clínica. Para cada exame, porém, pode haver necessidade de orientação específica, pois a concentração das substâncias dosadas, como a glicose, por exemplo, varia de acordo com o tempo após a ingestão do alimento. Em dúvidas, o responsável técnico do laboratório poderá esclarecer com seu clínico a necessidade.
Várias medicações podem interferir nos resultados de exames laboratoriais. E por isso, deve ser informado o uso de remédios à recepcionista. A interrupção do uso de qualquer medicamento deve ser indicada apenas por seu médico. O laboratório instrui, na hora do cadastro, a necessidade da suspensão da medicação quando for exigido pelo exame, e, não havendo essa possibilidade, será levado em consideração na interpretação clinica do resultado.
Sim. O fumante deve se abster do uso do cigarro no dia do exame, pois seu uso pode causar alterações em diversos exames, como o de Curva Glicemica e Agregação Plaquetária.
Sim. Testes realizados após atividade física de qualquer intensidade podem ter alterações. Exames laboratoriais devem ser colhidos em condições bem definidas, que os médicos chamam de “condições basais”. Os resultados terão, eventualmente, valores diferentes dos realizados em condições normais.
Sim, mesmo na véspera, que o consumo tenha sido moderado. O ideal é não fazer a ingestão de bebidas alcoólicas pelo menos 72 horas antes da realização dos exames.