Orientações

– A coleta de escarro deve ser realizada em casa, preferencialmente de manhã ao se levantar, antes da higiene oral e desjejum.
– Lavar várias vezes a boca com água pura, gargarejando e bochechando abundantemente;
– Fazer várias inspirações profundas e tossir várias vezes procurando obter o material do fundo do peito;
– Recolher o material no frasco fornecido pelo laboratório, fechando-o logo após a coleta;

É muito importante que o escarro não seja confundido com saliva ou material do nariz.

– A coleta de material deve ser feita de manhã;
– Ao levantar; não urinar nem tomar banho;
– A paciente não deve estar usando qualquer tipo de pomada ou creme no local há pelo menos 48 horas, nem estar tomando neste período de tempo quimioterápicos e antibióticos;
– Não ter tido relações sexuais à pelo menos 48 horas;
– Não estar em período menstrual;

– Estar em jejum mínimo de 8 horas;
– Não ter relações sexuais nas últimas 48 horas;
– Não ter feito exercícios em bicicletas (ergonômica ou não) nos últimos 2 dias;
– Não ter andado de motocicleta nos últimos 2 dias;
– Não ter andado de cavalo dos últimos 2 dias;
– Não ter feito uso de supositório, sondagem uretral ou toque retal nos últimos 3 dias;
– Não ter realizado ultrassom transretal nos últimos 7 dias;
– Não ter realizado colonoscopia ou retossigmóidoscopia nos últimos 15 dias;
– Não ter realizado estudo urodinâmico nos últimos 21 dias;
– Não ter realizado biopsia da próstata nos últimos 30 dias
OBS: Nos casos de prostatectomia total (retirada total da próstata), não é necessário o preparo.

Ao levantar pela manhã, deverá desprezar toda a urina contida na bexiga e anotar o horário. A partir desse momento, toda vez que urinar, durante o resto do dia e também à noite, deve-se recolher integralmente a urina de cada micção, colocando-a no mesmo frasco de coleta. Este deve ser bem fechado e guardado em refrigerador, entre as micções. Armazene toda a urina colhida em recipiente fornecido pelo laboratório. Não usar outra embalagem. Na manhã seguinte, deve-se coletar toda urina contida na bexiga e encerrar a coleta no horário correspondente ao horário que desprezou a 1ª micção da véspera. Durante as 24 horas de coleta, a ingestão de líquidos deve ser a habitual. Todo o volume urinário nas 24 horas deverá ser encaminhado ao laboratório logo após ser retirado do refrigerador.

Para a realização do exame é necessário a restrição dos seguintes alimentos: bebidas gasosas, bebidas alcoólicas, purgativos ou laxantes, antiácidos, antiespasmódicos, antiflatulentos, enzimas digestivas.
Alimentos permitidos, desde que não haja restrição médica: leite com pequena quantidade de café, açúcar a vontade, pão, torradas, manteiga, queijo fresco, carne de gado mal passada, ovo quente.
Alimentos permitidos: arroz, feijão e massas, batatas ou purê de batatas e cenouras cozidas, sopa de macarrão com batatas e cenouras cozidas, ou sopa de aveia, maçã ou bananas cruas, verduras cruas, legumes, água a vontade.
Coleta:
No 4º (quarto) dia após o regime alimentar, colher uma evacuação completa como descrito a seguir: defecar em vasilhame limpo e seco, se necessário, urinar no vaso sanitário para evitar a contaminação do material. Usar laxativos somente quando houver orientação médica. Evitar o uso de antiácidos e de contraste oral (utilizado em exames radiológicos) no mínimo 72 horas antes da coleta das fezes ou conforme orientação médica.
Se o paciente sofrer de constipação intestinal talvez seja necessário prolongar os dias de regime para 5 ou 6 dias.

Scroll to Top
×